Aula: Bem Aventurados os que são mansos e pacíficos –
Maternal
Para o Evangelizador:
* AFABILIDADE,
DOÇURA: “A
benevolência para com os nossos semelhantes, fruto do amor ao próximo, origina
a afabilidade e a doçura, que lhes são formas de manifestação. Entretanto, nem
sempre é prudente confiar nas aparências: a educação e os costumes mundanos
podem aparentar tais qualidades”. (Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o
Espiritismo. Capítulo IX. Bem-aventurados os Brandos e Pacíficos. Item 6. A
Afabilidade e a Doçura.)
* PACIÊNCIA,
MANSUETUDE: “Sede pacientes.
A paciência é também caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo
Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a
mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, como decorrência,
muito mais meritória: a de perdoar aos que Deus situou em nosso caminho, para
serem instrumentos do nosso sofrimento e para nos experimentarem a paciência “.
(Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo IX.
Bem-aventurados os Brandos e Pacíficos. Item 7. A Paciência)
Gentileza:
Conceito:Ser gentil é ser bom,fazer o bem nos atos mais simples da vida.
Ev.Seg.Esp.:A afabilidade e a doçura-instruções dos espíritos,cap.IX Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos.
"Gentileza gera gentileza".
Conceito:Ser gentil é ser bom,fazer o bem nos atos mais simples da vida.
Ev.Seg.Esp.:A afabilidade e a doçura-instruções dos espíritos,cap.IX Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos.
"Gentileza gera gentileza".
Atividades:
I –
Iniciar a aula com uma prece.
II –
Pedir para as crianças fecharem os olhinhos e imaginarem que gotinhas de luz
estão caindo sobre elas deixando-as calmas e felizes (colocar uma música de
fundo. Sugestão:
III –
Utilizando a técnica de teatro de varetas, narrar a seguinte fábula de Esopo:
A formiga
e a pomba
Uma formiga sedenta veio à margem
do rio para beber água.
Para alcançá-la, devia descer por
uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da
correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore
próxima, viu a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancou uma
folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e
flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a
formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma
rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo,
correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a
rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela arrulhou para a
formiga:
- Obrigada, querida amiga.
"Uma
boa ação se paga com outra."
IV - Comentar
com as crianças os atos dos personagens:
·
Em que a pomba foi gentil com a formiga?
·
Como a formiga agradeceu a gentileza?
·
Vale a pena ser gentil?
Como
podemos ser gentis no dia-a-dia? Dar exemplos como: ceder lugar na fila aos
menores, compartilhar guarda-chuva,dividir o último lanchinho, dar passagem pra
quem estiver com pressa...(esperar que eles também deêm exemplos). Inserir
comentários sobre as conseqüências da cólera no contexto da história. Lembrar
que é preciso ser gentil e bom não só quando se tem gente olhando - mas em todos os momentos de nossas vidas.
V - Pedir para as crianças pintarem desenhos
relativos à história e expor no mural. (No início da aula seguinte, faze um
pequeno apanhado dessa aula e pedir que eles troquem os desenhos entre si, como
incentivo à gentileza e ao bem estar proporcionado por esse sentimento, tanto
ativa quanto passivamente – dando e recebendo.
VI –
Prece final.
Paz e luz.
Gostei muito de sua sugestão de aula e do tricô. Acho lindos os trabalhos manuais, de grande delicadeza e criatividade. Embora eu não tenha tal habilidade, admiro muito quem pode construir trabalhos tão lindos.
ResponderExcluirSonia querida, obrigada pelo comentário. Postei novas aulas, dê uma olhada. Paz e luz!
ExcluirMuito linda esta página, agora que encontrei voltarei sempre, Jesus ilumine cada dia mais este lindo jardim!
ResponderExcluir