Lindo"

terça-feira, 29 de maio de 2012

Aula: “Beneficência” - Maternal




Aula: “Beneficência”
Turma: Maternal  – Sala Meimei

I – Acolhida e Prece.
  II – Harmonização.
 III. Dinâmica.
      Todos Juntos e Misturados
      Formar uma roda com os Evangelizandos. Amarrar um barbante na cintura do primeiro, deixar um espaço no barbante, amarrá-lo na cintura do segundo, deixar um espaço, assim por diante, até chegar no último.
Explicar que eles deverão fazer o que for ordenado pelo "Chefe": o Evangelizador.
Dar ordens como pular, agachar, dar um passo à frente, outro atrás, brincar de roda. Explicar que todos somos um, isso é, todos estamos ligados e nossas ações afetam o todo. Por isso devemos ser bons e ajudar o próximo. 

IV.Atividades
1)     Contar a seguinte estória:
Doar é ganhar

           Havia uma aldeia no meio da floresta. Lá morava um povo muito antigo e muito sábio. Era uma tribo de índios, onde viviam Oribá e Jurecê. Oribá era um menininho muito alegre e sua irmãzinha Jurecê amava fazer o bem. Os dois irmãozinhos adoravam ir até a oca do velho Itajuí para ouvir suas lindas história e aprender muito com o velhinho tão sábio.
           Um dia Oribá e Jurecê foram estudar em uma cidade perto da aldeia. Chegaram lá e acharam tudo muito diferente. Logo fizeram muitos amigos. Paulinho e Maria eram seus melhores amigos na escola.
           Certo dia a professora chegou na aula e falou que eles tinham de se preparar pois fariam uma visita a um asilo. As crianças ficaram agitadas, mas Oribá e Jurecê perguntaram à professora o que era um asilo.
           Ela explicou que um asilo era onde ficavam as pessoas idosas que não tinham quem cuidasse delas.
           Oribá e Jurecê ficaram estarrecidos, pois lá na sua aldeia os idosos eram muito amados, respeitados e cuidados por todos.
           Oribá falou:
           - Não entendo, professora, aqui na cidade dos homens brancos tem tanta coisa: televisão, rádio, computador, celular, vídeo-game. Lá na aldeia não tem nada disso. Aqui tem muito desenvolvimento de coisas, mas me descukpe, acho que lá na aldeia nós temos mais desenvolvimento de amor.
           - Por que você está dizendo isso, Oribá?
           - Ora, Professora, lá na aldeia não precisa ter asilo nem orfanato. Todos cuidam de todos. Sabemos que os idosos são cheios de sabedoria e amor. Eles podem ter seu corpo enfraquecido, seus cabelos brancos, às vezes se esquecem das coisas ou ficam repetindo a mesma história ou fazendo a mesma pergunta muitas vezes, mas lá nós não nos incomodamos com isso.
           - É, professora, completou Jurecê, não ligamos porque sabemos que eles construíram tudo antes de nós, são os mais sábios, pois viveram mais, e como cuidaram de nós temos a obrigação de cuidar deles.
           Paulinho e Maria tiveram uma grande idéia:
           - Professora, disse Maria, ouvindo o que Oribá e Jurecê falaram eu e o Paulinho pensamos em fazer uma grande surpresa para todos os vovôs e vovós do asilo. Vamos recolher algumas coisinhas para levar de presente, mas o maior presente será mostrarmos todo o amor e carinho por eles, e muito respeito, como fazem lá na aldeia.
           Todos ficaram muito entusiasmados, e conversando resolveram preparar presentes vindos de seus corações para os vovôs e vovós do asilo: uns iam cantar, outros dançar, outros recitar poesias. O melhor presente, entretanto, seria o amor, carinho e respeito com  que dariam com todos os idosos a partir daquele dia, quando aprenderam o quanto eles eram importantes.
           No fim, Jucerê falou:
           _ Vocês vão ter uma grande surpresa! Nós vamos lá pensando em doar tudo isso para os velhinhos, mas vocês vão ver que nós é que vamos ganhar, pois nossos corações vão se encher de paz e alegria!
           Essa foi uma lição inesquecível para todos.
Laura Souza  Machado

2)    Conversar sobre o conteúdo da explicação do tema e da estória.

3)    Vamos montar o quebra-cabeça e pintar o vovô e a vovó?


  
4)    A vovó precisa encontrar o vovô. Vamos colar pedrinhas no caminho que leva a vovó ao vovô? Depois vamos enfeitar muito esse desenho, colando flores e grama no jardim e pintando o vovô e a  vovó.  (As crianças deverão recortar a grama e as flores de revistas, jornais ou aproveitar flores artificiais para colagem).


5)    Está chegando o inverno. A vovó fez uma colcha de retalhos para aquecer o frio, vamos cobri-la de bolinhas de papel crepom para deixá-la bem quentinha e alegre?


6)    Cantar a música “O Leãozinho Sabido” de Sônia da Palma – CD Histórias Cantadas
Letra:
“A minha cabeça é feita prá pensar
No que me falam eu vou pensar
Vou aprendendo a escolher o que é bom prá mim,
Ao mal eu digo não ao bem digo sim!
A todos do pequeno ao mais velho
Devo entender e respeitar
Mas de coração vou ser sincero
Só faço o que a razão me aconselhar”.

O Evangelizador poderá preparar os seguintes fantoches de vareta para a aula:

Oribá e Jurecê:
Paulinho:

Maria:

Professora:


V. Prece Final.

Paz e Luz!
Laura.

3 comentários:

  1. Hello, Querida Blogueira.
    Sou Luana Romariz, BU 1811. Estou aqui para contribuir para o crescimento do seu blog como seguidora.Pois, esta participando da campanha do Blog Bebê.Desejo sorte para o alcance dos 100 seguidores,também estou em busca destes.E muito sucesso para seu blog.
    Aguardo com carinho a sua contribuição nos meus cantinhos:

    www.vivelafetedemariage.com.br/

    confrariadoblog.blogspot.com/

    nasaguasdeumarp.blogspot.com/

    sejabemvindoemcasa.blogspot.com/

    Que a inspiração esteja sempre com você!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luana, estive visitando seu cantinho e tb estou lhe seguindo. Muita paz!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga bom dia!! Sou Blogueiras Unidas e vim conhecer o seu cantinho e adorei!! Já estou te seguindo, aproveito e te convido a vir conhecer o meu cantinho tb, fique com Deus

    bjs
    cássia

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para embelezar o meu Jardim Secreto.
Paz e Luz!
Laura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...