Lindo"

terça-feira, 22 de maio de 2012

Aula: “Caridade Material e Caridade Moral” - adaptável a várias idades



Aula: “Caridade Material e Caridade Moral”

Turma: Adaptável a todas.
I – Acolhida e Prece.
  II – Harmonização.
 III – Dinâmica
Pedir a ajuda a alguém da Mocidade.
O Evangelizando da Mocidade deverá bater à porta e simular que veio pedir algum material emprestado ou dar um recado para o Evangelizador, que deverá solicitar que ele entre.
Ao entrar na sala, deverá “tropeçar” e cair, fazendo uma cara primeiro de  espanto, depois de vergonha e dor.
O Evangelizador deverá esperar alguns minutos para, de acordo com a reação dos Evangelizandos, adentrar no tema, agradecendo primeiro ao colega da Mocidade e explicando que aquele era um “teatrinho” para que os próprios Evangelizandos pudessem descobrir o quanto estão seguindo os ensinamentos sobre a caridade recebidos nas aulas anteriores.

IV – Atividades
1)    Vivência
Objetivo: Vivenciar a Caridade Moral e Material
“No Asilo dos Velhinhos”
Preparar a sala com o seguinte cenário: Um pátio com bancos, árvores, flores, pássaros e  borboletas de um lado, com alguém deve se caracterizar de velhinha e sentar-se em um banco.  A Evangelizadora deve explicar que farão de conta que chegaram ao Asilo para fazer uma visita, mas não puderam levar nenhum presente material, mas que tem certeza que eles poderão dar presentes mais maravilhosos para aquela senhora, e que eles terão alguns minutos para decidirem o que farão. Esperar que eles conversem e apresentem à velhinha seus “presentes”. Após, conduzir as ações: vocês poderiam cantar... recitar um poema... dançar para alegrar a vovó... cuidar do jardim... dar um grande abraço...
As ações, tenho certeza, serão ricas e profundas.
 O Evangelizador deverá sensibilizar os Evangelizandos para “doarem de si mesmos”.

2)    Conversar sobre o conteúdo, explicando o tema e aprofundando a vivência.

3)    Explicar que devemos praticar a caridade sempre, sendo que a caridade se desdobra em:
Material: relembrar o que é, focando no fato de eles construírem o objeto da caridade por si mesmos, usando os exemplos já apontados nas aulas anteriores, como por exemplo plantando umas flores para ofertar a quem estiver necessitado de carinho, ajudando a limpar o jardim, doando suas roupas que já não lhes cabem, os brinquedos e jogos que já não usam mais, dividindo seu lanche com os amigos, reciclando etc.
 Moral: explicar que é aquela que vem de dentro de nossos corações: sorrir mais, porque o mundo precisa de sorrisos, tratar as pessoas com respeito, interessar-se pelo amiguinho quando ele estiver triste, visitar os doentes, dar atenção aos mais velhos, ser companheiro dos irmãos, obediente com os pais e professores, fazer preces pelos que necessitam e pelo planeta etc.

4)    Música:



Paz Pela Paz

Nando Cordel

A paz do mundo
Começa em mim
Se eu tenho amor,
Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão,
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor
Paz pela paz - pelas crianças
Paz pela paz - pelas florestas
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.
(repetir a 1ª estrofe)
Paz pela paz - pro mundo novo
Paz pela paz - a esperança
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.
5)    Arte.
Vamos dobrar, recortar e colorir:

Bonequinhas em círculo:
Pegue o jornal e dobre ao meio algumas vezes, alisando as dobras.


Dobre em forma de triângulo:
 Alise a dobra:

Dobre novamente, inclinando, formando um novo triângulo:

Alise:
  
Risque a menina ou o menino. 
Pode ser do lado da ponta ou do lado mais largo do papel. Sempre na parte sem abertura do jornal.
 
Não esqueça do detalhe importante: o braço. Ele é que vai unir as figuras.

Alise:
Agora, recorte comcuidado para que o braço fique na ponta:

Abra uma dobra do jornal. Vai  ficar assim:
Agora, cuidadosamente, abra as bonequinha que formarão um lindo círculo:
Ficará assim:
    

Agora os Evangelizandos deverão pintar as bonequinhas, colar cabelinhos de lã ou qualquer outro materiale a montá-las em uma cartolina retangular onde a Evangelizadora deverá ter colado previamente, no centro, a figura do nosso planeta ! As bonequinhas ficarão ao redor do planeta! As crianças podeão decorar o fundo com  bolinhas de crepom, giz de cera, lápis de cor ou qualquer material ou técnica que o Evangelizador julgar apropriado.

 V. Prece Final.

Paz e Luz!
Laura.

9 comentários:

  1. Oi amiga sou blogueira unida vim conhecer teu blog, aqui esta tudo lindo ....lindo.
    Já estou te seguindo.
    Vá me ver tambem.
    Eliza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisa querida, retribui a visitinha e já estou te seguindo! Lindos seus trabalhos! Muita paz!

      Excluir
  2. Oi, Paulinha, obrigada, vou postá-la!

    ResponderExcluir
  3. Oi, linda, obrigada pelas palavras carinhosas, amei seu cantinho também, vc é muito talentosa!

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura tudo bem? Ler teu blog foi uma forma maravilhosa de começar o meu dia, sinceramente obrigada. Faço parte também do Blogueiras Unidas e meu link é http://magdamachado.blogspot.com.br/. Já estou seuindo o teu blog e virei visitá-lo com frequencia.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, querida!
    Lindo seu cantinho.
    Paz e luz!
    Laura

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, adoro suas postagens, sempre veio passear por aqui, e nesses meus passeios resolvi criar um blog sobre evangelização tambem, trabalho com Evangelização, e notei que no Centro que frequento a dificuldades de elaborar aulas é muito grande, como já possuo um blog(Flavissima em Palavras), que é mais citações, pensamentos, reflexões...resolvi criar "Sementinha Espírita"
    Como vc me inspirou e compartilhei alguns posts seus, coloquei seu nome como Colaboradores do meu blog,espero que nao se importe, se quiser que eu altere alguma coisa, é só pedir...
    Por isso venho te pedir liçença pra compartilhar algumas aulas suas, e te convido a conhecer meu blog tb...Se tiver algo que não seja do seu agrado, por favor deixe um comentario que coloco os devidos créditos ou excluo se for o caso.
    Desde já agradeço,
    Sem mais
    Flavia Peruci - Sementinha Espirita
    http://sementinhaespirita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida, é uma alegria tê-la inspirado e ver a luz do Amor se espalhando! Obrigada a vc, Deus a abençoe, paz e luz! Laura

      Excluir

Seu comentário é muito importante para embelezar o meu Jardim Secreto.
Paz e Luz!
Laura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...