Lindo"

terça-feira, 8 de maio de 2012

Vida e Obra de Romero Britto




ROMERO FRANCISCO DA SILVA BRITTO


Nasceu no Recife/Pernambuco, Brasil,no dia  06/10/1963. É pintor e gravador, assina suas obras como R.Britto ou Romero Britto.

Biografia
Sua carreira começou aos 18 anos em PernambucoRomero Britto deixou uma vida simples no Recife para a aventura de construir o futuro nos Estados Unidos. Seu começo foi uma batalha: começou pintando paredes e vendendo seus trabalhos na rua. Até que o presidente da empresa sueca produtorta da vocda Absolut viu seus quadros em Miami e contratou-o. O artista cria três obras de arte para a Absolut Vodka, em 1989, que foram reproduzidas em campanha publicitária em mais de 60 publicações internacionais das mais importantes do mundo.

Daí para a frente, uma loucura: em 1995, seu trabalho também é estampado em 1,5 milhão de latas do refrigerantes Pepsi-Cola. Depois de Andy Warhol, Keith Haring e Roy Lichtenstein, o pernambucano do Recife foi contratado para inserir os astros da Disney no contexto de sua arte pop, em 1997.
Projeta uma escultura com 21 metros de altura, em 1998, para o Shopping Dadeland Station, em Miami, cuja construção foi inaugurada em 2000. Em 1999, projeta o visual do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, alargando seu mercado para a Europa. 

Romero Britto se torna muito conhecido e passa a participar da mais alta esfera social nos Estados Unidos e Europa, como no caso de Bill Clinton (apresentado pelo senador Ted Kennedy), que lhe comprou um quadro e com quem já esteve quatro vezes. Ou, ainda, como no caso de Arnold Schwarzenegger, que tem 18 obras do artista, e também Mike Tyson, Madonna, Michael Jordan, Sylvester Stallone e Cindy Crawford, entre outros.

Atualmente é um dos mais premiados pintores pernambucanos. Britto alega ter criado suas obras para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”.

Em 2005, como testemunho de seu impacto sobre a elite política e financeira de Miami, Romero foi nomeado embaixador das artes doEstado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush (irmão de George W. Bush e também membro do Partido Republicano). Concomitantemente, em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença. “Arts and Exhibitions International” convidou Romero para criar uma pirâmide comemorando o retorno da exposição do Tesouro de Tutancâmon a Londres, depois de 35 anos. A pirâmide de Romero é a maior instalação de arte na história do Hyde Park até hoje, com a altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi produzida em tributo às antigas Pirâmides de Gizé, a última das sete maravilhas do mundo antigo. A pirâmide está programada para ficar permanentemente instalada no Museu da Criança no Cairo, Egito. Em 2008, Romero Britto criou uma série limitada de selos postais intitulados Esportes para a paz, que celebraram o memorável talento dos atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, e também expôs sua arte no famoso Museu do Louvre, em Paris. Britto acredita que “A arte é muito importante para não ser compartilhada”, e esta é uma das razões pelas quais ele criou a Fundação Romero Britto, em 2007.

Em sua casa de Miami coleciona Picasso, Matisse, Andy Warhol, Volpi e Cláudio Tozzi, estes os brasileiros por quem dedica grande admiração. Hoje, a partir de sua Galeria em South Beach, Miami, com uma equipe de 30 pessoas, produz projetos e arte para todo o mundo, e vende 650 cópias por dia só em reproduções gráficas de seus trabalhos. História de sucesso! Em 2002, abriu sua própria galeria de arte em São Paulo. Em 2011 pintou e divulgou uma imagem da Presitenta Dilma em um grande jornal dos Estados Unidos.
Abaixo algumas de suas obras:

A pirâmide:

       

Telas:

     
  

    

 


  

  

   


  

  

   


   

  

  

    


 Espero que vocês se deliciem tanto quanto eu. Bjo no coração.
Paz e Luz!
Laura

4 comentários:

  1. Bom dia, tudo bem?
    Também faço parte do Blogueiras Unidas e entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou apaixonada pelo seu Jardim Secreto!
    Vou divulgá-lo no meu, já estou seguindo-te.
    Parabéns!
    É lindo!


    http://standup-levante-seedigaoquevocepensa.blogspot.com.br/


    Seria bom retirar as palavrinhas de confirmação de postagens, porque ela nos atrapalha, pela questão tempo e os inumeros blogs que temos a visitar
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vá lá confeir!

    http://amabrp-eunice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas doces palavras e pela divulgação! Quanto às letrinhas no seu tem tb, acho que deve ser o bloger que coloca, vou procurar ajudar para retirá-las, obrigada pela dica! Muita paz!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para embelezar o meu Jardim Secreto.
Paz e Luz!
Laura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...