Lindo"

terça-feira, 8 de maio de 2012

Vida e Obra de Romero Britto




ROMERO FRANCISCO DA SILVA BRITTO


Nasceu no Recife/Pernambuco, Brasil,no dia  06/10/1963. É pintor e gravador, assina suas obras como R.Britto ou Romero Britto.

Biografia
Sua carreira começou aos 18 anos em PernambucoRomero Britto deixou uma vida simples no Recife para a aventura de construir o futuro nos Estados Unidos. Seu começo foi uma batalha: começou pintando paredes e vendendo seus trabalhos na rua. Até que o presidente da empresa sueca produtorta da vocda Absolut viu seus quadros em Miami e contratou-o. O artista cria três obras de arte para a Absolut Vodka, em 1989, que foram reproduzidas em campanha publicitária em mais de 60 publicações internacionais das mais importantes do mundo.

Daí para a frente, uma loucura: em 1995, seu trabalho também é estampado em 1,5 milhão de latas do refrigerantes Pepsi-Cola. Depois de Andy Warhol, Keith Haring e Roy Lichtenstein, o pernambucano do Recife foi contratado para inserir os astros da Disney no contexto de sua arte pop, em 1997.
Projeta uma escultura com 21 metros de altura, em 1998, para o Shopping Dadeland Station, em Miami, cuja construção foi inaugurada em 2000. Em 1999, projeta o visual do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, alargando seu mercado para a Europa. 

Romero Britto se torna muito conhecido e passa a participar da mais alta esfera social nos Estados Unidos e Europa, como no caso de Bill Clinton (apresentado pelo senador Ted Kennedy), que lhe comprou um quadro e com quem já esteve quatro vezes. Ou, ainda, como no caso de Arnold Schwarzenegger, que tem 18 obras do artista, e também Mike Tyson, Madonna, Michael Jordan, Sylvester Stallone e Cindy Crawford, entre outros.

Atualmente é um dos mais premiados pintores pernambucanos. Britto alega ter criado suas obras para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”.

Em 2005, como testemunho de seu impacto sobre a elite política e financeira de Miami, Romero foi nomeado embaixador das artes doEstado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush (irmão de George W. Bush e também membro do Partido Republicano). Concomitantemente, em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença. “Arts and Exhibitions International” convidou Romero para criar uma pirâmide comemorando o retorno da exposição do Tesouro de Tutancâmon a Londres, depois de 35 anos. A pirâmide de Romero é a maior instalação de arte na história do Hyde Park até hoje, com a altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi produzida em tributo às antigas Pirâmides de Gizé, a última das sete maravilhas do mundo antigo. A pirâmide está programada para ficar permanentemente instalada no Museu da Criança no Cairo, Egito. Em 2008, Romero Britto criou uma série limitada de selos postais intitulados Esportes para a paz, que celebraram o memorável talento dos atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, e também expôs sua arte no famoso Museu do Louvre, em Paris. Britto acredita que “A arte é muito importante para não ser compartilhada”, e esta é uma das razões pelas quais ele criou a Fundação Romero Britto, em 2007.

Em sua casa de Miami coleciona Picasso, Matisse, Andy Warhol, Volpi e Cláudio Tozzi, estes os brasileiros por quem dedica grande admiração. Hoje, a partir de sua Galeria em South Beach, Miami, com uma equipe de 30 pessoas, produz projetos e arte para todo o mundo, e vende 650 cópias por dia só em reproduções gráficas de seus trabalhos. História de sucesso! Em 2002, abriu sua própria galeria de arte em São Paulo. Em 2011 pintou e divulgou uma imagem da Presitenta Dilma em um grande jornal dos Estados Unidos.
Abaixo algumas de suas obras:

A pirâmide:

       

Telas:

     
  

    

 


  

  

   


  

  

   


   

  

  

    


 Espero que vocês se deliciem tanto quanto eu. Bjo no coração.
Paz e Luz!
Laura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...