Lindo"

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os Pontos Maravilhosos da Mão



Os Pontos Maravilhosos da Mão
A Acupuntura é um tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que vem sendo utilizado há milhares de anos, que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo chamados de “acupontos”, objetivando obter efeitos terapêuticos.
Embora o termo traduzido ((do latim acus - agulha e punctura - colocação) possa nos levar a crer que o terapeuta de acupuntura trabalha somente com agulhas, ao buscarmos o termo de origem temos as palavras chinesas "Zhen" (Acupuntura) e "Jiu" (Moxabustão), abrimos o leque de nossa compreensão e vemos os pontos de acupuntura e meridianos também podem ser estimulados por diversos tipos de técnicas: agulhas, dedos (acupressão através de massagens como o do-in ou o shiatsu, ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa,  ou seja, longo tempo de aplicação do fogo, no qual um bastão de artemísia em brasa é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. 

Pois bem, para nós, leigos , basta conhecermos alguns pontos específicos que podemos trabalhar com a pressão de nossos dedos.
Hoje, especificamente, conheceremos o que chamam de Pontos Maravilhosos da Mão:
Em artigo publicado na revista Conhecimento, Edição de junho/1998, Matheus de Souza DC. DM. Relata que conheceu os “Pontos Maravilhosos” na China, e se maravilhou com eles:
“O simples fato da questão é que os 30 pontos da mão são os que eu me refiro ao sistema "deste para aquele". Em outras palavras, se o paciente se queixa "deste" sintoma, nós usamos "aquele" ponto. Fazendo experiências com esses pontos, descobri, para meu espanto, que de fato eles eram tudo o que o meu colega chinês havia dito que seriam. Não demorei muito em usar esse sistema quando necessitava de resultados rápidos e cada vez que aplicava em um paciente, raramente me enganava.
A pressão sobre esses pontos deve ser feita com a ponta dos dedos ou de um objeto (uma caneta, por ex.), sendo cefrto que não é um tratamento, mas excelente ferramenta para aliviar dores, mal estares e outros.
Os “Pontos Maravilhosos da Mão” são fáceis de serem aprendidos e usados. Eles estão aqui, junto a nós. Basta observarmos o seguinte:

1. Devemos pressionar o ponto correspondente ao alívio que almejamos profundamente, de 20 a 30 segundos.

2. Devemos obedecer ao seguinte: se o problema for do lado esquerdo do corpo devemos pressionar o ponto correspondente em nossa mão direita e vice-e-versa.

3. Devemos  ser pacientes. Talvez precisemos repetir a terapia várias vezes,


OS PONTOS DE EFEITOS ESPECIAIS DA MÃO

VISTA DORSAL
 

1. Dor Nasal 2.Cabeça Total 3.Hemorragia Nasal 4.Olho  5.Quadril  6.Perna  7.Ombro  8.Pescoço9. Insônia 10.Garganta  11.Nervo Ciático  12.Coluna Vertebral  13.Fronte  14.Parte Superior da Cabeça  15.Parte Lateral da Cabeça  16.Períneo  17.Occipício

OS PONTOS DE EFEITOS ESPECIAIS VISTA PALMAR

18.Calcanhar 19.Gripe 20.Gastro Intestinal 21.Tornozelo/Torax 22.Palpitação 23.Polihidrose 24.Histeria25.Dor De Dentes 26.Tosse 27.Tornozelo/Torax 28. Enuresia 29. Úlcera Oral 30.Enuresia


 E então, vamos massagear nossas mãos?
Carinho é Saúde!
Paz e luz!Laura


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...